CURIOSIDADES

Principais ruas e praças da cidade de Bananal/SP
Muito se contempla e se admira na cidade de Bananal-SP. Mas, poucos têm a curiosidade de saber quem são os cidadãos ou cidadãs que identificam com seus nomes as principais ruas e praças da cidade. Vamos conhecer um pouco desta história:

PRAÇA RUBIÃO JUNIOR
(Também identificada como Praça do Rosário) 

Quadro de Rubião Junior:
 obra de Valério Vieira (óleo
sobre tela - 50 x 60 cm).
Obelisco da Praça
 Rubião Junior.
JOÃO ÁLVARES RUBIÃO JUNIOR, natural de Mangaratiba (RJ), nasceu em 14/06/1851. Advogado, Promotor Público (militou no Rio de Janeiro e em São Paulo) e, como Jornalista, atuou no Correio Paulistano. Iniciou a carreira política como Deputado Provincial na 27ª Legislatura (1888/1889). Proclamada a Repúbica, elegeu-se Deputado Federal por São Paulo. Foi Secretário de Estado da Fazenda (1892/1896) no Governo de Bernardino Campos e, interinamente, respondeu pela Pasta da Justiça (1893/1894). Foi Deputado Estadual por quatro mandatos sucessivos, chegando a assumir a Presidênicia do Legislativo do Estado de São Paulo (1903/1907). Foi Senador Estadual (1907/1909, 1910/1912 e 1913/1915). Foi também Presidente do Senado Estadual (1912/1915).Exerceu a Diretoria da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e do Banco do Comércio e Indústria de São Paulo. Foi de grande importância na criação da "Companhia Estrada de Ferro Bananal", assumindo em 22 de maio de 1880 a diretoria da Companhia juntamente com Luciano José de Almeida Valim e Candido de Ribeiro Barbosa.


PRAÇA MONSENHOR CID FRANÇA SANTOS

Detalhe da Praça Mons.
Cid França Santos
MONSENHOR CID FRANÇA SANTOS, carinhosamente tratado por Padre Cid,  filho de Gabriel Monteiro do Santos e D. Maria Baptistana  de França, nasceu em São José dos Campos em 12/01/1912. Ordenou-se Sacerdote em Taubaté e  em 02/10/1937  foi para a Paróquia de Bananal/SP, permanecendo até o dia 24/05/1987, quando faleceu. Foram quase 50 anos à frente da Paróquia de Bananal/SP. Bondoso e querido da população, em especial das crianças, cultivava o hábito do uso diário da batina.  Após a sua morte, a cidade prestou suas homenagens "batizando" a praça onde se localiza a Igreja Matriz com o seu nome. A Unidade Mista de Saúde do Municipio também leva o nome de "Monsenhor Cid França Santos".


PRAÇA PEDRO RAMOS
(Também conhecida como Praça da Matriz)
 

Detalhes da Pça Pedro Ramos, com
o chafariz e o coreto ao fundo.
PEDRO RAMOS NOGUEIRA, o Barão de Joatinga, nasceu na fazenda Loanda, em Bananal/SP, aos 23/11/1823. Era filho do Major José Ramos Nogueira,Sargento-Mór da Guarda de Honra de S.M.Pedro I e de Domiciana de Almeida Nogueira. Casou com sua prima Plácida Maria Nogueira de Almeida em 23 de Junho de 1844, filha do Comendador Luciano José de Almeida e de Maria Joaquina de Almeida.Cursou o Colégio D.Pedro II e a Faculdade de Medicina do RJ sem contudo concluir esses cursos. Era agricultor e influente político em Bananal. onservador e foi vereador em Bananal/SP, além de Chefe de Polícia.   Faleceu em 7/01/1885, em Bananal.


PRAÇA DONA DOMICIANA

Praça Dona Domiciana
DOMICIANA DE ALMEIDA VALIM, tratada por Dona Domiciana, que denomina a praça,  era filha de Maria Joaquina Sampaio e do Comendador Luciano José Almeida. Nasceu em 13 de novembro de 1826 em Bananal e faleceu em 1º de agosto de 1907.  Casou-se em 1844 com Manoel de Aguiar Valim e foi proprietária das fazendas Resgate e Boa Vista (que pertenceu ao seu pai) e do Solar Aguiar Valim.  Sua mãe era chamada de a mãe dos pobres e foi uma das mulheres mais ricas e poderosas de Bananal.  Juntamente com seu cunhado Comendador José de Aguiar Valim, organizou a empresa 'José Aguiar Valim e Cia.' que, por volta de 1889, tornou-se Estrada de Ferro Bananal. A Estação Ferroviária, um dos mais importantes patrimônios históricos da cidade, encontra-se localizada na Praça Dona Domiciana


2 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de saber se o Pedro Luiz é nome de uma praça ou rua ai em Bananal ? veja no You Tub o seu belo poema LÁGRIMAS DO PASSADO 2
Pedro Luiz Pereira de Souza.
Nasceu em Araruama (Rio de Janeiro) a 13 de dezembro de 1839.
Faleceu em Bananal ( S. Paulo) a 16 de Julho de 1884.
Bacharel em Direito pela faculdade de S. Paulo. Advogado, Jornalista, Deputado geral, por dois mandatos; Ministro dos Estrangeiros, agricultura, transporte. Presidente de Província da Bahia. Patrono da cadeira 31 da ABL. Faleceu com 44 anos.
Assassinado com vidro moído dado por um de seus Servos.
Rogério Rodrigues Rocha Belo orizonte

Unknown disse...

Veja este belo poema de Pedro Luiz Pereira Souza, que viveu seus últimos
dia ai em Bananal.
Um abraço,
Rogério

https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&shva=1#inbox/141507b9eeef4e29