domingo, 19 de março de 2017

BANANAL/SP: Vice-Prefeito exonerado do cargo de Secretário de Administração divulga "carta aberta" em rede social.

O Vice-Prefeito da cidade de Bananal/SP, Carlindo Nogueira Rodrigues-Piá, publicou em redes sociais uma carta aberta à população bananalense, esclarecendo o fato de sua exoneração do cargo de Secretário de Administração, pelo atual Prefeito Jorge da Silva Rodrigues Filho-Peleco.
Leia o teor da carta, na íntegra:
  
Carta aberta ao povo de Bananal
 "Amigos bananalenses,
Na manhã do dia 17/3, prestes a sair de casa para mais um dia de trabalho, recebi um telefonema de um funcionário da prefeitura me informando sobre a exoneração do cargo que ocupava desde a posse: secretário de administração.
Optei por esse cargo à época por dois motivos: primeiro, a importância que ele tem dentro da administração pública municipal. Trata-se de um cargo no qual me sentia verdadeiramente útil à população, pois tal função compreende atividades ligadas ao apoio administrativo, pessoal, licitações entre outros, muitas das coisas que fiz boa parte da minha vida fora da política. Ou seja, ia ao encontro da proposta que o povo de Bananal ouviu incansavelmente durante a campanha eleitoral: que, desta vez, o vice-prefeito iria trabalhar junto com o prefeito de maneira ATUANTE. Em segundo lugar, estando eu neste cargo, seria um salário a menos para a administração pagar, já que não se acumula salário de vice-prefeito com o do cargo em questão.
Curiosamente, a minha exoneração se deu um dia após eu oficializar o meu processo de filiação ao PTB, decisão esta tomada para potencializar a viabilização de recursos para Bananal, já que o partido no qual estava - PDT - não me apresentava possibilidades de êxito nesta tarefa difícil que é buscar as verbas necessárias para complementar o orçamento público municipal. Verbas estas das quais todo pequeno município é dependente, infelizmente. Enfim, ainda aguardo ser comunicado do motivo pelo qual fui exonerado.
Dito isso, penso ser de extrema importância levar à população alguns fatos ocorridos nesse meio tempo compreendido entre a eleição e a data desta carta. Logo após a vitória, o prefeito passou a não manter mais contato comigo. Os telefonemas e qualquer outra forma de comunicação, antes diários, não aconteciam mais. Também comecei a perceber mudanças de comportamento dele em relação ao que foi praticado durante toda a campanha. Em certos momentos, não era convidado a participar de algumas reuniões importantes, e sequer tinha conhecimento de que elas aconteciam. Tudo chegava até mim sempre um ou dois dias depois do ocorrido. Ou seja, minha presença já não era mais tão importante quanto antes.
Quando declarei meu apoio à campanha dele e assumi o posto de candidato a vice-prefeito, a principal questão que definiria o meu aceite ou recusa seria participar ativamente do governo e que as decisões fossem tomadas em equipe. Tenho comigo que a centralização das decisões não é nem um pouco benéfica para a cidade. Já não há espaço para este modelo de gestão atualmente. Nisso estava compreendido, fundamentalmente, a escolha das pessoas que iriam nos ajudar na tarefa de administrar Bananal. Ficou definido que a montagem da equipe deveria ser pautada no mérito, na objetividade e na capacidade de cada pessoa, e não em qualquer outro fator aleatório e subjetivo. Cada qual que assumisse um cargo deveria ter condições e experiência para exercer a função.
Assim, quando ia descobrindo as coisas com as quais não concordava e colocando a minha posição contrária, apresentando como argumento basicamente tudo o que foi dito acima, nada mais surtia efeito. Não havia diálogo. Não havia decisão em conjunto. Havia somente a decisão do prefeito, sem ouvir ninguém. Ser deixado de lado, não ser ouvido, não participar das reuniões, não ter voz nas escolhas... tudo isso me deixou muito chateado. Resumindo: aquilo que foi combinado antes e durante a campanha, aquilo que o povo esperava que acontecesse, não mais acontecia: não havia trabalho EM EQUIPE.
Durante o mandato, nesses quase 3 meses até então, nada mudou. Só fui sendo deixado cada vez mais de lado e cada vez menos sabia do que ocorria porta adentro do gabinete do prefeito. Enquanto isso, vi gente que, em minha opinião, poderia ajudar muito Bananal, ser demitida de maneira que discordo totalmente. Decisões que deveriam ser discutidas de forma mais aprofundada não tiveram esse tratamento, como o montante a ser gasto com o Carnaval e número de cargos/secretarias e contratações, pois o combinado era valorizar funcionários e reduzir cargos comissionados.
Vivemos um tempo de dificuldade e não sabemos o que nos espera no futuro próximo. Um tempo no qual há de se ter seriedade para tomar as decisões que envolvem os recursos oriundos da difícil luta diária do contribuinte. E observar que as decisões que vem sendo tomadas não condizem com as propostas que foram apresentadas à população, me aflige muito.
Gostaria de deixar bem claro que o episódio não muda em nada a minha intenção e a obrigação que me foi dada pelo povo: lutar para melhorar a vida da população de Bananal.
No mais, informo que, desde o dia 17/3/2017 não sou mais quem responde pela secretaria de administração de Bananal. Assim, enfatizo que qualquer decisão tomada a partir desta data, por quem vier a assumir o cargo, não será de minha responsabilidade. Apesar da exoneração, sigo como vice-prefeito, lutando por aquilo que acho justo, correto e coerente com os meus princípios. Porque esse cargo não podem tirar de mim. Um abraço!
Notas complementares:
1- Antes da eleição de 2012 o atual prefeito insistiu muito para que eu viesse como candidato a vice-prefeito, principalmente por meio de interlocutores. Tal situação chegou a ser muito comentada na cidade. Não achava que era o momento apropriado, já que eu não podia me desligar do mercado do qual era proprietário. Caso vencêssemos, não poderia me dedicar em tempo integral à Prefeitura, o que não acho correto. Assim, recusei.
2- O que leva o prefeito a deixar de lado o vice pelo qual tanto insistiu desde as eleições anteriores e trocá-lo por uma pessoa que ele conheceu a poucos dias das eleições de 2016?
3- Após a vitória nas eleições, fui estar com o prefeito somente em 15/11/2016, assim mesmo porque eu pedi esta reunião, pois estava notando que as coisas não estavam no rumo certo.
4- Nestes 80 dias de governo, estive com o prefeito não mais que 3 vezes, e assim mesmo nos corredores da prefeitura.
Um abraço!
Carlindo Nogueira Rodrigues - Piá
vice-prefeito de Bananal "

Resta agora aguardar a manifestação/explicação do Prefeito Municipal de Bananal/SP.
Comentem. Abraços!  

2 comentários:

Unknown disse...

Simplesmente lamentável.

Luiz Inglês disse...

Não estou em Bananal, estou ausente há 15 dias no Rio me recuperando de uma cirurgia. E, diante dos acontecimentos que atingem a política nacional, devemos - neste momento - ser sensatos. e usar o bom senso como norteador de nossas ações e atitudes. Lemos a carta aberta do Piá onde ele expõe suas razões. O sr. prefeito deve ter o mesmo espaço para explicar as acusações feitas. Após ambas as parttes se manifestarem o povo de Bananal pode, com coerência emitir sua opinião e exigir as mudanças requeridas junto ao MP. É esta minha opinião. Abs, Luiz Inglês