terça-feira, 21 de março de 2017

BANANAL/SP: Prefeito divulga seus esclarecimentos sobre a exoneração do Secretário de Administração.

O Prefeito Municipal de Bananal/SP, Jorge da Silva Rodrigues Filho-Peleco (PSDB), na manhã de ontem, utilizou-se de rede social na internet para informar à população os fatos que o motivaram a exonerar o Vice-Prefeito Carlindo Nogueira Rodrigues-Piá do cargo de Secretário de Administração.
Leia, na íntegra, o texto divulgado: 

"Prezados Bananalenses,
Na última sexta-feira, 17 de março, fui obrigado a tomar uma das decisões mais difíceis de minha trajetória política: exonerar do cargo de Secretário Municipal de Administração da Prefeitura de Bananal uma pessoa pela qual tenho grande respeito e admiração: o Vice Prefeito Carlindo Nogueira Rodrigues – Piá.
Foi uma decisão difícil e que me abalou profundamente. Uma decisão que só foi tomada a partir do momento em que tive a certeza de que era a única alternativa a seguir.
O pressuposto básico para a escolha de um Secretário é a confiança. Na minha concepção, a confiança, para ser verdadeira, deve ser mútua.
Neste caso específico, a quebra de confiança se deu, primeiro, pelo Secretário, que não apenas deixou de confiar no governo que ele próprio integrava como passou a criticar publicamente o Prefeito que lhe confiou o cargo. A base dessas críticas eram informações inverídicas, repassadas por terceiros, nas quais ele preferiu acreditar.

Em nenhum momento, apesar de ter uma mesa ao lado de meu gabinete, com uma porta interligando diretamente as duas salas, ele me procurou para checar se elas eram verdadeiras.
A minha decepção foi tamanha que, sinceramente, cheguei a preferir não tocar no assunto.
Quem me conhece, sabe que sou totalmente avesso a brigas, discussões e outros tipos de desentendimentos. Isso me atinge mais ainda, se envolve pessoas que eu gosto e tenho uma profunda relação de amizade.
Infelizmente, após manifestação pública do ex Secretário em rede social no dia 19 de março, me vejo forçado a recompor alguns fatos omitidos naquela carta aberta.
Logo após a nossa vitória em 02 de outubro, o então Vice Prefeito eleito decidiu tirar um período para descansar. Por sinal, um descanso merecido.

Naquele mesmo período, embora eu também quisesse fazer o mesmo, na qualidade de Prefeito eleito, tive de fazer inúmeras viagens em função do cargo que estava prestes a assumir. Fui seguidamente a São Paulo e a várias outras cidades para estabelecer contatos com prefeitos, deputados e outras autoridades, visando, principalmente, abrir portas para o governo que iríamos começar. Ouvi conselhos que enriqueceram em muito as idéias que pretendo implantar para a melhoria de nosso município e a qualidade de vida de nossos cidadãos.
Também estabeleci contatos freqüentes com prefeitos de municípios co-irmãos, do Vale Histórico, para a implantação conjunta de políticas públicas. Fui a Brasília para firmar relações que abram um novo leque de recursos federais para obras e projetos.

Paralelamente a isso, em Bananal me deslocava para vários pontos do nosso município. Ouvi a nossa população sobre seus bairros e também sugestões de nomes para a composição do Secretariado. Sobre isso, conversei com pessoas que preenchiam requisitos para cada um deles, e fui colhendo subsídios para a escolha final.
E essa escolha de nomes, conforme combinado, só foi definida em conjunto com o Vice Prefeito eleito. Nos reunimos, apresentamos os nomes que cada um sondou, debatemos qualificações e chegamos a um denominador comum na maioria das pastas.

Naquela ocasião, as reclamações agora expostas em sua carta aberta foram colocadas por ele. Expliquei então que a agenda intensa de compromissos foi a responsável pela limitação de nossos encontros. Ressaltei que algumas vezes eu também liguei para ele e não consegui falar, mas deixava recado para irmos juntos a alguns locais. Para mim, o assunto estava esclarecido, ou seja, ele não estava sendo deixado de lado.

O próprio fato de ter confiado a ele o cargo de Secretário de Administração confirma essa verdade. É uma das Secretarias mais relevantes da Prefeitura. Dentre outras obrigações do Secretário dessa pasta, está, justamente, comunicar e alertar o Prefeito sobre qualquer assunto que conflite com os interesses públicos. Se algo errado estivesse acontecendo e o secretário não comunicou ao Prefeito, seja verbalmente ou por documentos, ele prevaricou? Deixou de cumprir o seu papel? Acredito firmemente que não, porque nada de errado havia a relatar.
Não é segredo para ninguém o quanto é intensa a agenda do Prefeito que opta por atender a população em seu gabinete. O tempo se torna sempre escasso. Mesmo que o Prefeito fique sem almoçar ou lanchar, tem dias em que nem todos são atendidos e até saem frustrados ou com raiva pelo tempo de espera.
Ao longo desses pouco mais de três meses, devido à agenda movimentada no gabinete, não procurei nenhum de meus secretários. Eles, com exceção de um – Secretário Administrativo, é que me procuraram para despachar ou expor decisões afetas às suas respectivas pastas.

Infelizmente, ao longo do último mês, constatei que a situação que eu julgava esclarecida continuou pairando sobre a cabeça do ex Secretário e até se agravou. Não foram poucas as pessoas que me alertaram de que ele não apenas criticava decisões que são afetas apenas e tão somente ao prefeito, como também a questionar a minha idoneidade.
Diante disso, a quebra de confiança se estabeleceu também de minha parte e, para minha tristeza, a exoneração se tornou inevitável.
Ninguém mais do que eu pode atestar que o Vice Prefeito Piá é uma pessoa idônea e de princípios. No entanto, ele não detém o monopólio da integridade.
Assim como ele, também eu e os demais secretários escolhidos para este governo são igualmente honestos, honrados e comprometidos a lutar por nossa cidade.

A responsabilidade, que nos foi confiada pelo voto popular, não permite que percamos tempo com boatos ou que se dê crédito a informações plantadas. Muito menos que reputações sejam manchadas por acusações fúteis e levianas.
Há muito trabalho a se fazer e muito a consertar, administrativamente falando.
Dentre os muitos desafios enfrentados, já conseguimos reduzir a dívida herdada de 2016, no montante de R$ 3 milhões com restos a pagar, para a metade desse valor em apenas dois meses. Pagamos horas extras para nossos funcionários, que haviam ficado pendentes no ano passado. Da mesma forma, estamos quitando pendências deixadas com fornecedores e recuperando a credibilidade da Prefeitura. Também concedemos a revisão geral anual que recompõe a perda inflacionária dos salários dos servidores municipais.
A frota sucateada que nos foi deixada em dezembro e vem causando muitos transtornos nesses primeiros meses está sendo recuperada. Dois novos veículos estão sendo adquiridos para atender a nossa população. Temos a meta de renovar toda a frota adotando uma gestão de controle eficiente.
Em nossas incursões a Brasília e a São Paulo apresentamos projetos e pleiteamos recursos para as áreas de saúde, educação, cultura, turismo e esportes.
Todas essas ações serão detalhadas brevemente para o conhecimento de todos.
Dessa forma, está sendo delineada a gestão do município para os próximos anos. Com eficiência, austeridade e transparência.
Não tenho dúvida de que a confirmação desses princípios ao longo do tempo irão recompor a confiança de nosso Vice Prefeito nos ideais que formulamos juntos.
A luz da razão há de prevalecer e restabelecer os laços hoje estremecidos, mas, de minha parte, jamais rompidos.
Os íntegros sempre terão lugar cativo neste governo.
Por fim, faço questão de reafirmar o nosso compromisso:Bananal vai mudar sim. E vai mudar para muito melhor!"

Como já divulgado anteriormente neste blog, é visível que a motivação foi política e a "gota d'água" teria sido o anúncio feito pelo Presidente do PTB/Bananal Edgar Tressoldi,  comuicando a saída do Vice-Prefeito do PDT e a sua filiação no PTB. Edgar foi adversário do Prefeito Peleco nas eleições de 2016, quando foi vice na chapa do candidato derrotado nas urnas Antonio Carlos Ramos da Silva-Godô (PP).

Comentem. Abraços!

Um comentário:

Anônimo disse...

prefeito mixurucaaaaa......ainda manda funcionario comunicar a exonerassão kakakakaka...... medrozooooooo....