ENTREVISTAS

Blog "Minha Cidade Bananal" entrevista Jorge da Silva Rodrigues Filho - Peleco, pré-candidato a prefeito da cidade de Bananal/SP.

Partido: PSDB.  Idade: 47 anos.


BLOG: O QUE O QUALIFICA A SER PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DA CIDADE DE BANANAL/SP?


PELECO: “-Em primeiro lugar, sou político e me acho em condições de contribuir, de maneira positiva, para o crescimento de Bananal, para melhoria dos serviços públicos e uma maior valorização dos servidores públicos municipais. Já fui vereador, presidente da Câmara Municipal e vice-prefeito. Nunca tive qualquer problema de improbidade administrativa. Exerci minhas funções políticas de maneira correta. Desta forma, estou colocando meu nome como pré-candidato a prefeito de Bananal, com o pensamento de que a cidade precisa ser administrada com seriedade e respeito ao dinheiro público.  Tenho mais de 20 anos de funcionalismo público junto a Prefeitura Municipal de Bananal, atuei nas áreas de Saúde e atualmente estou na Educação, com certeza conheço de perto os problemas que envolvem estas duas secretarias, que são de suma importância para nossa querida Bananal.”

BLOG: EDUCAÇÃO: NA SUA OPINIÃO OS CARGOS DE "DIRETOR DE ESCOLA" DEVEM CONTINUAR A SEREM DE PROVIMENTO EM COMISSÃO OU OCUPADOS MEDIANTE CONCURSO PÚBLICO? JUSTIFIQUE.

PELECO: “-É uma questão a ser analisada, avaliada e, principalmente, discutida com a categoria. Existem pontos positivos e negativos nesta questão. Os cargos em comissão lhe dão a oportunidade de, a qualquer momento, trocar um diretor que não esteja satisfazendo as metas da Educação, criando insatisfação junto ao quadro docente. Se concursado, é difícil uma mudança de diretor. Todavia, registro que meu pensamento é que os cargos diretivos da Educação sejam ocupados por profissionais capacitados, empossados por critérios técnicos e não políticos. Não se pode brincar com a Educação e fazer dela um cabide de empregos de amigos e afilhados políticos. Com concurso ou não, o certo é que os cargos de diretores de escola serão ocupados por professores capacitados.”

BLOG: SAÚDE: NA SUA OPINIÃO, QUAL O PRINCIPAL PROBLEMA ENFRENTADO NA SAÚDE E O SENHOR TERIA A SOLUÇÃO?

PELECO: “-Como na Educação, a Saúde deve ser tratada com seriedade e responsabilidade. Não existe espaço para se fazer política com saúde. A Saúde é um problema nacional. O maior problema com a Saúde de Bananal é de gestão. Daí advém todos os demais problemas. A Unidade Mista de Saúde tem excelentes profissionais que, somados a um plano de metas pré-definidas, podem oferecer um serviço melhor à população. A solução, em princípio, é melhorar a gestão, com aplicação responsável dos recursos. Tenho outras idéias, mas que precisam ser avaliadas junto aos técnicos que estarão me assessorando. Quero também implantar, se eleito, uma política de saúde voltada para a mulher e para o idoso. Para informação, tenho participado de várias reuniões técnicas, com profissionais da saúde.”

BLOG: FICHA LIMPA: É A FAVOR DE SOMENTE CANDIDATURAS "FICHA LIMPA"? O CRITÉRIO SERIA ADOTADO PELO SENHOR, SE ELEITO PREFEITO, COM RELAÇÃO AOS CARGOS DE CONFIANÇA E/OU COMISSÃO?

PELECO: “-A Lei da Ficha Limpa veio para melhorar a qualidade dos políticos e combater a corrupção na política. Sou totalmente a favor e me entristeço a cada notícia de corrupção em Bananal. A população não merece isso.
Com relação aos cargos de confiança pretendo adotar os mesmos princípios. Até mesmo já existe uma lei municipal neste sentido, de autoria da vereadora Érica, do nosso partido.”

BLOG: QUAIS OS PARTIDOS POLÍTICOS E OS VEREADORES EM BANANAL QUE APOIARIAM A SUA CANDIDATURA?

PELECO: “-Hoje, conto, como pré-candidato, com o apoio das legendas do PSDB, PRB, PRP e PSL, com aproximadamente 40 pré-candidatos a vereador. As vereadoras Érica e Hercília, filiadas ao PSDB, já estão engajadas na minha pré-candidatura, o que me deixa muito feliz e seguro do sucesso. Mas o PSDB está com as portas abertas e temos conversado com outras lideranças da cidade. O importante é que estamos estruturados para uma campanha responsável e com muito mais apoio que em 2008, quando fui candidato.” 

BLOG: O SENHOR JÁ FOI VICE-PRFEITO DA EX-PREFEITA MIRIAN (ATUALMENTE NO PV) E, DURANTE ANOS, FILIADO AO PTB, Á ÉPOCA DO EX-PREFEITO ELIAS NADER. O APOIO DESTES EX-PREFEITOS É POSSIVEL? JUSTIFIQUE.

PELECO: “-Como já respondi, o PSDB está de portas abertas para conversar e discutir todo e qualquer apoio à minha pré-candidatura a prefeito. O partido tem até o dia 30 de junho para realizar as convenções. Então, por questões de ética e respeito, é prudente que as conversas com outros partidos fiquem restritas à minha equipe. Estamos trabalhando com muita responsabilidade e vamos continuar assim.”