segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Bananal/SP: Parecer prévio do TCESP rejeita contas públicas do exercício de 2012.

Auditoria do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo apontou dezenas de irregularidades nas contas do município de Bananal/SP, referentes ao exercício de 2012, durante o último ano da gestão do ex-prefeito David Morais (PSB).  A Conselheira do TCESP e Relatora, Cristiana de Castro Moraes, emitiu parecer prévio desfavorável à aprovação das referidas contas.

Na  Educação, no ano de 2012,  o Município aplicou 19,71%, não cumprindo o artigo 212 da Constituição. Apesar de alertado por 03 vezes, sobre possível não atendimento dos mínimos constitucionais e legais da Educação o Município não tomou providências.  O Município empregou 54,68% do FUNDEB na remuneração dos profissionais do magistério da educação básica, não dando cumprimento ao artigo 60, inciso XII, do ADCT.

O TCESP apontou até mesmo pagamento de despesas indevidas com recursos do FUNDEB, como a  locação de imóvel para motorista de transporte escolar, caracterizando desvio de finalidade. 

Também foi apontado desvio de finalidade no valor de R$ 875.779,34, pela não aplicação desses recursos na Educação.

Na Saúde, além de várias irregularidades, não houve aprovação da Gestão da Saúde pelo Conselho Municipal de Saúde, dentro do
exercício de 2012.

A falta de controle com consumo de combustíveis foi outro ponto anotado pelo TCESP, dentre os quais a aquisição de combustível sem procedimento licitatório, no valor de R$ 692.624,18.
 
As condições da frota de veículos também mereceu um capítulo à parte no relatório dos auditores: aquisição de 02 veículos de transporte escolar, ano de fabricação 2001, com vida útil completamente exaurida pela depreciação contábil e boas práticas fiscais, veículos sucateados, pois do total da frota relacionada de 70, apenas 32 veículos encontram-se em condições de uso e um dos veículos adquiridos para o transporte de alunos no ano de 2012, já se encontra inutilizado.

Além de várias recomendações feitas à Prefeitura Municipal de Bananal/SP, a Conselheira determinou a extração de cópias do relatório de inspeção e seu envio ao Ministério Público Estadual e ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Comentem. Abraços!

Nenhum comentário: