sábado, 13 de outubro de 2012

Bananal/SP: o critério de 'maior idade' é justo para definir qual dos candidatos empatados deve assumir a prefeitura?

Fotomontagem: Equipe DownRiso
O resultado da eleição para prefeito de Bananal/SP, para o quadriênio 2013/2016, além de divulgar a cidade pelo Brasil afora, serviu para a abertura de uma discussão no campo da legislação eleitoral: o critério de ‘maior idade’ para desempatar uma eleição é justo? Tal questão jamais tinha sido motivo de discussão pela sociedade e por juristas. A aplicação do critério da ‘maior idade’ para desempate nas eleições para prefeito não está prevista na Constituição Federal e nem no Código Eleitoral Brasileiro. Aplica-se à eleição para prefeito, por analogia, a regra usada para a eleição do Presidente da República: “[...] Eleição majoritária. Município com menos de 200 mil eleitores. Empate. Critério de desempate pela idade favorecendo o mais idoso. Utilização da analogia (arts. 4º da LICC; 77, § 5º, da Constituição Federal; e 110 do Código Eleitoral). [...]” (Ac. nº 19.274, de 29/03/2001, rel. Ministro Costa Porto).  A discussão suscitada com o empate por exatos 1.849 votos entre os candidatos a prefeito Peleco (PSDB) e Mirian (PV) já mobiliza a opinião pública no sentido de que a realização de um segundo turno, hoje previsto somente para as cidades com mais de duzentos mil eleitores, deveria também abranger os municípios onde ocorresse empate entre candidatos majoritários. Nem sempre ser mais velho é sinônimo de maior responsabilidade, maior experiência ou maior integridade. Se o Brasil é um país democrático, onde a soberania popular é exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, nada mais justo que uma segunda eleição para definir qual dos candidatos empatados deve governar a cidade, escolhido pela maioria dos eleitores. A discussão não tira o mérito da candidata Mirian (PV) ser declarada prefeita de Bananal/SP, pois assim determina a legislação atual e a lei deve ser cumprida. Todavia, sempre vai ficar o sentimento de que a aprazível cidade de Bananal/SP, em 2012, elegeu dois prefeitos. Comentem. Abraços!

PARTICIPE DA ENQUETE: “Em caso de empate entre dois candidatos ao cargo majoritário de prefeito, na sua opinião: a) deve assumir o candidato mais idoso ou b) deveria haver um segundo turno entre  os candidatos que empataram no primeiro turno das eleições”        

8 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que deveria haver segundo turno. Mas a legislação atual é lei, justa ou injusta, deve ser cumprida. Temos possibilidade de mudar, mas agora seria inconstituciona. Chorar leite derramado é besteira p/ mudar agora, fica a reflexão p/ o futuro. Agora é hora de nos unirmos em tôrno de se fazer o melhor p/ Bananal com Miriam ou Peleco.AGORA RUMO A UM GOVERNO DECENTE.

Anônimo disse...

gostaria de saber quando as contas rejeitadas pelo tribunal de contas da administração de mirian bruno vão ser julgadas novamente.Há muito boato na cidade a respeito do assunto

Anônimo disse...

Esclarecendo a dúvida anterior: A decisão sobre a legitimidade da candidatura Mirian para as eleições 2012 já transitou em julgado (não cabe mais recurso).

Posterior decisão da câmara sobre tais contas só poderão influir nas próximas eleições (2016).

Qualquer manobra em sentido contrário será tentativa de golpe fadada ao insucesso. E como a pressa é inimiga da perfeição, passível de nova nulidade.

Sobre a curiosidade do empate, que tal se Mirian e Peleco superassem desentendimentos e se unissem novamente para juntos trabalharem por Bananal e, assim, atenderem o desejo de 3.698 eleitores?

Anônimo disse...

Nem as leis são completas nesse país.Só faltava a disputa no palitinho para saber quem assume.Por esse critério de idade,imagina um candidato com esse currículo: 80 anos,com cinco pontes de safenas,diabético,hipertenso,histórico na família de Mal de Parkinson entre outros adjetivos.E o oponente com 50 anos,atleta,pressão 12x8,motor ZERO KM.E aí,dá para ARRISCAR O MAIS VELHO?!?Agora,a maneira mais CORRETA PARA UMA ELEIÇÃO SERIA O VOTO ELETRONICO,MAS COM A EMISSÃO DE UM COMPROVANTE DO VOTO,E QUE SERIA COLOCADO EM UMA URNA.QUALQUER DÚVIDA,PODERIA SER FEITA UMA RECONTAGEM MANUAL DOS VOTOS..QUAL A CONFIABILIDADE DESSA MÁQUINA??

Anônimo disse...

Na verdade boato ou não a Mirian será nossa prefeita, então vamos nos unir por uma bananal melhor.

Anônimo disse...

INFORMANDO DE ACORDO COM A LEI DA FICHA LIMPA MIRIAN BRUNO PODE NÃO ASSUMIR A PREFEITURA VAI DEPENDER DA CÂMARA AS CONTAS DELA VOLTARAM PORQUE OS ADVOGADOS DA CÂMARA NÃO A COMUNICARAM OFICIALMENTE A MINISTRA JÁ FALOU QUE MUITAS COISAS PODEM MUDAR POR ISSO PODE OCORRER DA DONA MIRIAN LEVANTAR POEIRA FORA DA PREFEITURA NÃO SERIA SURPRESA.

Anônimo disse...

ELA VAI LEVANTAR POEIRA SIM, NA PREFEITURA, PARA TIRAR OS ÁCAROS E O RANSO DO GOVERNO ATUAL. ESPERO QUE PELECO VENHA P/ SOMAR.PORQUE O FUTURO É ÊLE. ENTÃO QUANTO MAIS COOPERAR, MELHOR CIDADE RECEBERÁ P/ ADMINISTRAR.

Anônimo disse...

COMO É GRATIFICANTE SABER QUE FICAREMOS LIVRE DO DAVI, DA ADVOGADA LUCIANA, DA CLAUDIA (CAPATAZ DA SECRETARIA DE SAÚDE)E DE TODOS PUXA SACOS QUE MAMAM NA PREFEITURA!